logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

Treze prefeitos recebidos pelo presidente em exercício do TCE-RJ

Rio de Janeiro 13/07/2016 

O presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), conselheiro Aloysio Neves, recebeu na tarde desta quarta-feira (13/7), no Salão Nobre, 13 prefeitos que manifestaram preocupação com as finanças dos seus municípios, especialmente em relação ao segundo semestre, e com o fechamento das contas de 2016 que serão analisadas pelo TCE-RJ. Acompanhado dos conselheiros José Gomes Graciosa, José Maurício Nolasco e Domingos Brazão, o presidente em exercício ressaltou aos prefeitos que "a observância da lei pelo Tribunal de Contas é instransponível". Aloysio Neves, porém, disse que "o TCE ajudará os municípios, promovendo reuniões entre representantes das prefeituras e a Secretaria-Geral de Controle Externo e a Escola de Contas e Gestão do tribunal, com o propósito de orientá-los sobre a melhor forma possível de ajustar as suas contas às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal".

Presidente da Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj), o prefeito de Sapucaia, Anderson Zanon, disse durante o encontro que "a ajuda do TCE aos municípios será muito importante nesse momento difícil pelo qual passam as prefeituras". De acordo com o presidente da Aemerj, "ninguém quer descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas dificilmente conseguiremos fechar as nossas contas este ano". Segundo os prefeitos, a falta de repasses pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro tem sido uma das principais razões do enfraquecimento financeiro dos municípios. Eles informaram que alguns municípios, por exemplo, não recebem há 15 meses repasses destinados à manutenção das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Antes de serem recebidos no TCE-RJ, os prefeitos estiveram com os presidentes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Jorge Picciani, e do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho. Segundo os prefeitos, foi tratada a possibilidade de elaboração de um projeto de lei que garanta aos municípios a moratória dos precatórios a serem pagos este ano.

Compareceram ao TCE-RJ os prefeitos de Angra dos Reis, Maria da Conceição Caldas Rabha; de Bom Jesus de Itabapoana, Maria das Graças Ferreira Motta; de Cambuci, Agnaldo Vieira de Mello; de Cantagalo, Saulo Domingues Gouvea; de Cordeiro, Leandro José Monteiro da Silva; de Itatiaia, Luiz Carlos Ferreira Bastos; de Nova Friburgo, Rogério Cabral; de Pinheiral, José Arimathéa Oliveira; de Piraí, Luiz Antônio da Silva Neves; de Porciúncula, Miriam Magda de Paula Porto; de Santa Maria Madalena, Clementino da Conceição, e de Tanguá, Valber Luiz Marcelo de Carvalho. Também estiveram presentes os deputados estaduais André Ceciliano e Jânio Mendes.

Fonte: TCE RJ