logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

A Força da Rocinha

Rio de Janeiro 09/03/2016

Orlando Diniz

Presidente do Sistema Fecomércio-RJ

O Sistema Fecomércio-RJ, composto pela Fecomércio-RJ, pelo Sesc e pelo Senac, representa as empresas do setor de comércio de bens, turismo e serviço. Trabalhamos em várias frentes pela melhoria da qualidade de vida da população, em parcerias com o governo do estado, prefeituras e sindicatos. Entendemos que o setor, motor da economia do Rio, se beneficia quando a população se beneficia.

Temos assumido responsabilidades e desafios estimulantes no Rio com o desenvolvimento de projetos ligados a educação, saúde, qualificação profissional, cultura e até na segurança pública, com as operações do Segurança Presente no Aterro do Flamengo, na Lagoa e no Méier. O que nos move é o interesse público.

E a Rocinha foi escolhida para ser o lugar da estreia de novo projeto que, depois, será levado para as oito regiões do estado. Pesquisas recentes mostram que a comunidade tem 70 mil habitantes e potencial de consumo equivalente ao dos municípios mais desenvolvidos do estado. Não à toa a atividade econômica da Rocinha tem se mostrado cada vez mais pujante, atraindo grandes redes de comércio e serviços, que vêm crescendo de forma diversificada e se ampliando a cada dia.

Atento a este potencial e apostando no perfil empreendedor e criativo da população da Rocinha, levaremos o melhor do Sesc e Senac, seus braços educacional e sociocultural, respectivamente, para a comunidade.

O evento Base de Ação Social e Educativa — Base S, que acontece até sexta, promove ações sociais e educacionais gratuitas no Complexo Esportivo, com mais de 20 oficinas profissionalizantes em áreas como beleza, moda, gastronomia e tecnologia, além de atendimentos de saúde e cerca de 40 atividades socioculturais e recreativas para adultos e crianças.

A iniciativa, em parceria com a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude e o apoio do Rio Solidário, está alinhada aos desafios do Mapa Estratégico do Comércio do Rio 2015-2020, desenvolvido em parceria com a Fundação Getulio Vargas a fim de promover o fortalecimento do setor em todo o estado. Esta é mais uma ação do Sistema que fortalece o nosso compromisso de responsabilidade social junto à população e dá novo exemplo de como o setor privado pode trabalhar pelo interesse público do nosso estado.

Fonte: O DIA