logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

Três Rios é selecionado entre cerca de 1000 cidades para implantar um dos programas ambientais mais

Rio de Janeiro 30/10/2019

O município de Três Rios foi selecionado entre cerca de 1000 cidades do Brasil para o Programa Cidade+Recicleiros e vai ampliar a coleta seletiva. Com essa conquista, o município receberá todo o apoio para o desenvolvimento do Plano Municipal de Coleta Seletiva, que visa qualificar as práticas de gestão de resíduos em nosso território e fortalecer a base da política pública de coleta seletiva e reciclagem.

O Edital Cidade+Recicleiros 2019 foi lançado há cerca de três meses. Foram cerca de 1000 municípios que enviaram a solicitação, com 522 inscrições validadas, apenas 262 conseguiram enviar toda documentação na primeira fase e após análises e entrevistas, 93 foram para a fase final, quando foi fundamental a entrevista com os prefeitos. Uma apresentação clara e objetiva do prefeito Josimar Salles e dos técnicos da secretaria garantiu que Três Rios ficasse entre os 12 municípios selecionados, sendo o único do Estado do Rio de Janeiro.

A Coleta Seletiva em Três Rios teve início em 2017, quando os catadores que trabalhavam no antigo lixão, hoje extinto, se formalizaram com o apoio da Prefeitura e puderam ser contratados para realizarem a coleta seletiva no Município, agora de uma forma muito mais humana e segura.
Rapidamente, o projeto foi visto como uma importante iniciativa e o município foi contemplado pelo INEA com um caminhão zero quilômetro, possibilitando a expansão da coleta.

O projeto continuou crescendo, com a realização de capacitações para os cooperados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a participação cada dia maior da população, sendo reconhecido como o melhor projeto no Programa Lidera Rio.

Em novembro de 2018, foi inaugurado, em parceria com a Ball, o Canto de Leitura da Cooperativa de Catadores Três Rios Coletiva com 1.200 exemplares. A biblioteca foi montada dentro do galpão da cooperativa, sem custos para o município e para a cooperativa e foi uma importante demonstração de valorização dos catadores e uma oportunidade de aproximação com a comunidade.

O Projeto, então, foi selecionado com um dos cinco melhores casos de impacto na gestão pública pelo CLP – Centro de Liderança Pública, de São Paulo: "Empoderar os catadores e trazer a comunidade para dentro das cooperativas, demonstrando seu papel e sua importância, são ações essenciais para avançarmos na Coleta Seletiva no Brasil, o Projeto Coleta Seletiva Solidária de Três Rios sobe mais um degrau rumo à sustentabilidade" disse a Secretária de Meio Ambiente e Agricultura de Três Rios Alice Hagge.

Em agosto deste ano, foi lançado o edital Cidade+Recicleiros, um programa que implementa a coleta seletiva em parceria com os municípios, assessorando as prefeituras na implementação da coleta seletiva inteligente através de assessoria técnica especializada e investimentos em infraestrutura e comunicação.

O que Três Rios vai receber?

Assessoria técnica para o desenvolvimento do Plano de Coleta Seletiva Inteligente, fundamental para institucionalizar as iniciativas que fizemos até agora e criarmos metas para o futuro.

Investimentos para a implementação das ações previstas no Plano de Coleta Seletiva Inteligente, aumentando a coleta de resíduos em mais de 20 vezes, o que vai permitir que o município arrecade mais ICMS Verde, além de gerar novos postos de trabalho, formalizando, inclusive, os catadores que trabalham na informalidade.
“É uma grande conquista ambiental, social e econômica para o município, com excelente trabalho de nossa equipe técnica da secretaria. Com apoio desta renomada instituição, Três Rios e os demais municípios selecionados serão exemplos para o Brasil”, afirmou o prefeito Josimar Sales.