logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA

Rio de Janeiro 19/11/2019

Prefeito Cláudio Chumbinho assina convênio com DER para pavimentação de bairros aldeenses

O prefeito Cláudio Chumbinho, acompanhado pelos secretários de Governo e de Urbanismo e Habitação, Eronildes Bezerra e Liane Martins, esteve, nesta quarta-feira (13), na sede do Departamento de Estradas de Rodagens (DER-RJ), no Rio de Janeiro, para a assinatura de um convênio de cooperação técnica. O termo de compromisso prevê, dentre outras ações, o fornecimento de massa asfáltica, por parte do Estado, para a execução de obras de pavimentação, com mão de obra municipal. Na ocasião, a comitiva de São Pedro da Aldeia foi recebida pelo presidente do DER-RJ, Uruan Cintra de Andrade, pelo chefe de gabinete Rui Aguiar, representando André Ceciliano, presidente da Alerj, e pelo deputado estadual, Pedro Brasão.

O prefeito Cláudio Chumbinho enalteceu a parceria firmada com o DER. “Quero agradecer ao Estado e a todos que contribuíram não só com o desenvolvimento de São Pedro da Aldeia, mas de todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro. Com essa parceria, vamos conseguir atender diversos bairros do nosso município. Além da massa asfáltica que o DER vai fornecer, o Estado também se comprometeu em ceder as manilhas para a cobertura do Canal Mossoró, que é uma outra obra muito importante e um anseio da nossa população. Agora é aguardar a chegada desses materiais para que as nossas equipes comecem a trabalhar”, destacou.

Na ocasião, o prefeito levou ao conhecimento da presidência do DER-RJ a situação da rodovia estadual que corta os bairros Rua do Fogo e Cruz, até São Vicente, Silva Jardim e a BR-101. “Foi uma obra de pavimentação que começou há muito tempo e não foi dada continuidade, mas que será muito importante não só para São Pedro da Aldeia, mas para toda a região. Foi um assunto muito importante e o presidente gostou muito da ideia”, complementou Chumbinho.

O termo de convênio celebrado entre Estado e município visa a colaboração mútua entre as partes e a delegação de uso e gestão, para execução de obras, conservação e manutenção e demais ações, que contribuam para a melhoria da malha rodoviária do Estado do Rio de Janeiro, nos trechos que se encontram dentro dos limites municipais, incluindo as vias de acesso secundárias, arteriais, coletoras vicinais e locais.

A transferência da massa asfáltica e dos tubos de concreto necessários para as obras de pavimentação e manilhamento em São Pedro da Aldeia será feita mediante a aprovação dos projetos e/ou planos de trabalho da Prefeitura, especificando o destino de aplicação dos materiais. “Já temos os projetos prontos de drenagem e pavimentação de diversas ruas do município para serem entregues ao Governo do Estado”, complementou Liane Martins, secretária da pasta responsável pela elaboração dos projetos urbanísticos.

O acordo firmado estabelece que as obras ficarão a cargo do município, enquanto o DER ficará com a responsabilidade de monitorar, acompanhar e fiscalizar a execução dos projetos aprovados, além da prestação de assessoria técnica.

“Essa é uma construção que já está sendo feita a algum tempo, eu tenho ido ao Rio de Janeiro constantemente para tentar agilizar e agora, enfim, concretizamos essa parceria. Temos que agradecer aos deputados que se envolveram nessa articulação para que a celebração desse convênio pudesse acontecer. Pelo o que foi colocado lá, só 22 municípios foram contemplados no Estado e, graças a Deus, São Pedro da Aldeia foi um deles. Foi um momento muito feliz para todos nós e aguardamos agora a efetivação de tudo o que foi prometido pelo DER”, finalizou o secretário de Governo, Eronildes Bezerra.