logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORDEIRO

Rio de Janeiro 16/10/2018

Zona Rural de Cordeiro recebe atenção especial da administração
CRAS Itinerante é levado à comunidade da Pena

Estender o acesso a serviços sociais e de saúde às comunidades da Pena, na Zona Rural de Cordeiro. Essa foi a meta da parceria entre as secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Saúde ao desenvolver, no dia 10 de outubro, o Projeto CRAS Itinerante, levando àquela localidade a equipe técnica do CRAS Lavrinhas, responsável pelo atendimento aos usuários da Zona Rural e do CadÚnico.

Uma palestra informativa com a dentista da Estratégia de Saúde da Família do Retiro Poético, Clarissa Vieitas, foi ministrada tratando da saúde bucal, aliando ainda uma avaliação odontológica dos usuários, que receberam novas escovas de dentes. Além disso, a Secretaria de Saúde destinou a enfermeira Gabriela Badini, da Unidade de Saúde do Rodolfo Gonçalves, que liderou ações como vacinação, marcação de consultas médicas e pesagem para o programa Bolsa Família.

As famílias puderam realizar a atualização do Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal. Elas também receberam as Cadernetas Sociais do Programa Bolsa Família. A coordenadora Renata Ferreira destacou a importância da atualização cadastral para que as famílias não tenham seus benefícios bloqueados ou até mesmo cancelados. O evento recebeu o coordenador do CREAS, Robson Cordeiro.

Numa demonstração de que o lazer também é importante, a Secretaria de Assistência Social disponibilizou para as crianças atividades numa cama elástica e distribuiu pipoca. Também liderou a confecção de brinquedos com materiais recicláveis, numa iniciativa da artesã do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Cleuma Cabral, que presenteou as crianças com os brinquedos.

Analisando com a ótica da Política de Assistência Social, que preconiza o enfrentamento às situações de riscos sociais e vulnerabilidade das comunidades, o evento foi considerado bastante produtivo. “Podemos apontar essa ação como muito bem sucedida, graças aos esforços de toda a equipe técnica”, disse a assistente social Vera Patuelli. A secretária Letícia Reis aproveitou para lembrar que o CRAS Itinerante já tem data marcada para retornar à Pena. Será no início do mês de dezembro.

Para finalizar em grande estilo, o evento marcou as comemorações pelo ‘Dia das Crianças’, que desfrutaram de uma deliciosa mesa de lanches, com bolo, torta salgada, balas, pirulitos, refrigerante e suco. A parceria com as secretarias de Saúde e Educação, que cedeu a Escola Estadual Municipalizada José dos Santos, na pessoa da diretora Xausa Helena, foi fundamental.

 

FONTE: IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO