logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA FRIBURGO

Rio de Janeiro 04/05/2018

Alunos de Amparo são conscientizados sobre prevenção às drogas pelo Projeto Tosco

O Projeto Tosco foi apresentado na Escola Municipal Tiradentes, no distrito de Amparo, e envolveu 900 alunos

O Projeto Tosco, da Secretaria Municipal de Política sobre Drogas, da Prefeitura de Nova Friburgo, foi apresentado na primeira escola – Escola Municipal Tiradentes, no distrito de Amparo – em 2018. O trabalho, que envolveu 900 alunos no ano passado, tem a pretensão de conscientizar dois mil alunos este ano das escolas municipais, estaduais e particulares. O secretário Daniel Lage esteve presente no primeiro trabalho do ano, junto com uma equipe multidisciplinar de cinco servidores da Secretaria.

Durante a visita, o secretário fez a entrega simbólica de um exemplar do livro “Tosco” à diretora Bianca Fonseca. O projeto, preventivo, é baseado nesse livro, conseguido gratuitamente junto ao MEC e emprestado aos alunos para leitura e elaboração de um trabalho. Foi apresentado na Escola Tiradentes por pedagogos, psicólogos, entre outros profissionais, que participaram de um curso na Fiocruz sobre esse tema. Os professores apoiam e orientam os alunos na elaboração do trabalho – redação, poesia ou outro – que é recolhido pela equipe junto com o livro após a leitura e uma rodada de conversa com os alunos.

O Projeto Tosco será levado às escolas de Nova Friburgo até o final do ano letivo. É realizado paralelamente a outro trabalho desenvolvido pela secretaria – “Prevenção nos Bairros” -, com objetivo de levar a conscientização sobre drogas a todos os recantos do município. As duas atividades têm sido bem aceitas. Daniel Lage frisa que, com relação ao livro “Tosco” o retorno tem sido excelente, tanto pela leitura quanto pelo trabalho dos alunos. O Centro de Recursos Integrados de Atendimento aos Adolescentes (Criaad) também recebe a visita da equipe da secretaria visando a reinserção na sociedade dos jovens em conflito com a lei.

Escolas e bairros que queiram os dois projetos da Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas podem fazer o pedido na sede da Secretaria, que funciona na Praça Getúlio Vargas, 92, segundo andar, ou pelo telefone 2543-6303.