logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

Destaques

Municipalismo e Ação

CNM pede atenção aos gestores em relação aos novos prazos de prestações de contas

14/02/2024

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passa por mudanças no modelo atual de prestação de contas dos programas educacionais, por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas do FNDE - SIGPC Contas Online.

Leia mais...

Após término do prazo, mais de cinco mil Municípios não enviaram informações do CDP; saiba o que fazer

31/01/2024

Mais de cinco mil Municípios estão no Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (Cauc) e com isso ficam impedidos de receber transferências voluntárias e contratar operações de crédito. 

Leia mais...

Receita Federal regulamenta a “Autorregularização Incentivada de Tributos” para contribuintes com débitos fiscais

10/01/2024

A medida permite o pagamento dos débitos com redução de até 100% das multas e juros
Foi publicada, no Diário Oficial da União hoje (29), a Instrução Normativa RFB Nº 2.168, que regulamenta o programa de autorregularização incentivada de tributos, conforme previsto na Lei Nº 14.740, de 29 de novembro de 2023. Trata-se de importante medida que incentiva os contribuintes a regularizarem débitos não declarados, evitando autuações e litígios tributários.

Leia mais...

Eduardo Cunha se compromete a analisar Carta dos Prefeitos

Rio de Janeiro 08/10/2015

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), recebeu em mãos a carta com propostas dos prefeitos participantes do 5° Congresso Fluminense de Municípios. A sessão de encerramento do evento, no Hotel Othon Palace, em Copacabana, foi comandada pelos presidentes da Associação Brasileira dos Municípios (ABM), Eduardo Tadeu Pereira, e da Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj), Anderson Zanon.

O documento, de duas páginas, propõe basicamente a flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal em momentos de crise, a atualização dos valores da Lei de Licitações, a criação de uma Mesa Federativa, que seria um canal permanente de diálogo das prefeituras com o Congresso Nacional, e o compartilhamento de novos impostos ou taxas com os municípios.

Eduardo Cunha comprometeu-se a analisar os pontos da carta, e acrescentou que, nas crises, é preciso aprender a sobreviver. “Nas crises, precisamos criar soluções que sejam perenes, e que se mantenham mesmo depois de superadas as crises”, comentou. “Sabemos que a situação dos municípios é muito delicada”, disse.

Especificamente sobre a correção dos valores da Lei de Licitações, Cunha acredita que será de fácil resolução. Em relação à volta da CPMF, Cunha prevê dificuldade na votação do tema. “Não terá muito apoio no Congresso Nacional, pois se trata de um imposto impopular e de impacto negativo para a economia”, adiantou. “O importante é que vocês mantenham a mobilização”, recomendou Cunha aos prefeitos.

Confira aqui a carta.

 

5º Congresso Fluminense de Municípios / Aemerj
assessoria de imprensa

Fique por dentro

EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS DE GESTÃO AMBIENTAL

Facebook